Líder de ataques a agências bancárias é preso na região

A Polícia Civil capturou na manhã desta quarta-feira durante a deflagração da operação Canguçu o criminoso conhecido como Jaca, apontado como um dos líderes de uma quadrilha que atacou agências bancárias com explosivos. Ex-parceiro do assaltante de carro-forte Seco, o criminoso foi preso pelos agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais na cidade de Farroupilha.

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, a quadrilha de Jaca foi responsável, por exemplo, pelo ataque ao Banco do Brasil de Canguçu na madrugada de 5 de julho deste ano. Situada na rua Júlio de Castilhos, a agência bancária teve dois caixas eletrônicos detonados. A explosão provocou um apagão na rede de energia elétrica na região. O bando efetuou ainda diversos disparos de intimidação. Na fuga, eles embarcaram em dois veículos, sendo incendiado um terceiro para bloquear a passagem de viaturas na saída da cidade.

Publicidade

Ataques contra estabelecimentos bancários com emprego de explosivos também foram cometidos em julho nas cidades de Farroupilha, Arroio do Padre, São Valério do Sul e Dilermando Aguiar, sendo que nessa última, em agosto passado, uma parte dos criminosos foi presa

Mandados em quatro cidades

A ação de hoje ocorreu também em São Miguel das Missões, Eugênio de Castro, Lajeado e Santa Maria, sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva e outros sete mandados de busca e apreensão. Cerca de 40 policiais civis em dez viaturas, inclusive das delegacias locais, foram mobilizados. Os outros suspeitos listados nas ordens judiciais já encontravam-se recolhidos no sistema prisional e resta agora apenas um foragido.

Um total de 13 indivíduos foram indiciados mas nem todos tiveram prisão preventiva decretada. Jaca já havia sido alvo da Polícia Civil na operação Palco desencadeada em oito cidades em novembro de 2015, que inclui ainda o assaltante Seco e o traficante Jura.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

30 minutos ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

53 minutos ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

1 hora ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

2 horas ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

2 horas ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

2 horas ago

This website uses cookies.