Search
[adsforwp-group id="156022"]

Lista revisada da fauna ameaçada de extinção será conhecida em dezembro

img_1032_foto_1.jpg

Depois de três dias de participação no primeiro workshop de reavaliação da fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul, os mais de cem pesquisadores envolvidos no processo terão agora pela frente 90 dias de trabalho. Nesse período, eles trocarão informações e abastecerão o banco de dados do sistema virtual chamado LIVE. 

Em dezembro, esses técnicos concluirão a revisão da listagem de espécies ameaçadas de extinção. Depois, haverá um prazo de 15 dias nos quais as informações ficarão disponíveis à consulta pública online. No começo de 2013, o Governo do Estado formalizará a relação atualizada, dez anos depois de publicada a primeira lista, que apontava para 261 espécies em situação de risco. 

Durante o workshop promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Fundação Zoobotânica (FZB) e da comissão técnica de reavaliação, encerrado nesta sexta-feira (14), os pesquisadores aprenderam a fazer uso do sistema virtual, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), e trocaram informações detalhadas a respeito das espécies a serem estudadas. 

Mapa de toda a fauna do RS 
No encontro, realizado no auditório do Centro de Eventos do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ficou acertado que serão avaliadas as situações de cerca de 1,5 mil espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes de água doce, além de um número ainda não definido de peixes marinhos e invertebrados. “Com isso, e também por meio do LIVE, teremos uma relação precisa daquelas espécies em risco, dentro de cada categoria de ameaça, e também um detalhado registro de toda a fauna do Estado”, comemorou a diretora do Museu de Ciências Naturais da FZB, Simone Mirapalhete.