Search
[adsforwp-group id="156022"]

Lula começa caravana no interior do RS nesta segunda-feira

img_15286_foto_1.jpg

Pressionado por uma condenação em segunda instância, que prevê execução da pena, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá início nesta segunda-feira (19) a uma caravana de cinco dias pelo interior do Estado. De Bagé a São Leopoldo, passando por outras oito cidades, o ex-presidente percorrerá, de ônibus, 1,5 mil quilômetros em um teste a sua popularidade. 

O ápice está previsto para a tarde desta segunda-feira, no encontro com o ex-presidente uruguaio José Mujica. A partir das 15h30min, os líderes da esquerda latina reúnem-­se em uma conversa pública no centro de Santana do Livramento. O PT nega caráter eleitoral. 

— A caravana possibilita que Lula enxergue as experiências de vida que foram transformadas por ações políticas de seu projeto e promove uma espécie de reencontro com o Brasil — diz Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara. 

O itinerário inclui São Borja, com visita aos túmulos dos ex­-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, e passagens por Santa Maria e Passo Fundo, entre outros municípios. Na Campanha, a caravana repercute antes mesmo de começar. No início do mês, 14 dos 17 vereadores de Bagé assinaram moção de repúdio à visita. “A Rainha da Fronteira não pode receber um condenado considerado bandido político”, diz o documento. 

— Nossa manifestação está baseada na ética e na moral, mas cada um é livre para ir e vir — esclarece o presidente da Câmara de Vereadores, Edimar Cardoso (PRB). 

Ruralistas também marcaram protesto para demonstrar contrariedade à passagem pela cidade. Para garantir tranquilidade, o presidente do PT no Estado, Pepe Vargas, encontrou-se, há 10 dias, com o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. A Brigada Militar (BM) está em alerta. 

Em ônibus adesivado, Lula estará acompanhado da presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e da ex-presidente Dilma Rousseff. Também devem participar os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra. Outros dois coletivos transpor­tarão parlamentares e assessores. 

Na tentativa de reforçar a figura de Lula às vésperas da análise dos embargos de declaração (que não alteram a condenação) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), petistas desconversam sobre a possibilidade de prisão. 

— Primeiro, entendemos que ele não deve ser preso. Segundo, entendemos que será absolvido — reforça Pepe Vargas. 

Há chance de que o TRF4 analise os embargos nesta quarta-feira, em meio à caravana. Mesmo que os desembargadores neguem o pedido apresentado pela defesa, uma eventual prisão dificilmente ocorreria antes da Páscoa. Na sexta­-feira, ao lançar o livro A Verdade Vencerá – O Povo Sabe por que me Condenaram, Lula classificou a sua prisão como uma “barbárie jurídica”.

 

O roteiro


Segunda-feira (19) 

Bagé – Visita ao campus da Unipampa 

Santana do Livramento – Conversa pública com José Mujica 

 

Terça-feira (20) 

Santa Maria – Reunião com reitores e diretores na UFSM e ato público na Nova Santa Marta 

 

Quarta-feira (21) 

São Borja – Visita aos túmulos de João Goulart e Getúlio Vargas 

 

Quinta-feira (22) 

São Miguel das Missões – Visita ao sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo 

Cruz Alta – Parada na cidade

Palmeira das Missões – Ato com movimentos sociais 

 

Sexta-feira (23) 

Ronda Alta – Visita a unidades do Minha Casa, Minha Vida Rural 

Passo Fundo – Visita ao campus da Universidade Federal da Fronteira Sul 

São Leopoldo – Ato público, a partir das 19h