O governo estuda fazer uma enquete para consultar a população brasileira sobre a possibilidade de descontinuar o horário de verão. Pensando nisso, a Acústica FM questionou aos ouvintes sobre o tema e recebeu um grande número de participações, favoráveis e contrárias à manutenção do programa de economia de energia.
Durante o Primeira Hora desta sexta-feira (22), os ouvintes da emissora mandaram diversas manifestações e a maioria se mostrou favorável ao horário de verão. Foram 63,3 % favoráveis à manutenção do horário que se estende entre outubro e fevereiro. Já 36,7 % dos participantes ouvidos são contrários ao horário diferenciado nesta época do ano.
De acordo com a opinião dos ouvintes, os pontos favoráveis são o tempo maior para aproveitar o sol, a praia e passear com familiares. Já os ouvintes contrários elencam questões profissionais e a dificuldade de adaptação do metabolismo como os fatores mais desfavoráveis.
O principal objetivo do horário de verão, a economia de energia elétrica, foi pouco mencionada pelos ouvintes. De acordo com o governo, nos últimos anos o horário de pico no consumo de energia se deslocou do início da noite para o início da tarde, principalmente no verão, quando um maior número de aparelhos de ar condicionado está em operação.
A última edição foi de 16 de outubro de 2016 a 19 de fevereiro de 2017. No período, a economia foi de R$ 159,5 milhões, decorrentes da redução do uso de usinas termelétricas para complementar a geração de energia. O valor ficou abaixo do verificado na edição anterior (2015/2016), quando foram poupados R$ 162 milhões.