Cerca de 307 mil eleitores podem ter seus títulos de eleitores cancelados se não regularizem a situação com à Justiça Eleitoral até a próxima segunda-feira (19). A regularização é um processo rápido e pode ser feito tanto via online ou presencialmente.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproximadamente de 5 milhões de brasileiros em todo o Brasil estão com pendências em título de eleitor. No Rio Grande Sul, dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) apontam que, até quarta-feira (14), 7.752 eleitores já regularizaram sua situação, mas ainda faltam 306.797.
As pessoas em risco são os chamados “canceláveis”, eleitores que não votaram nem justificaram ausência nas últimas três eleições, levando em conta que cada turno conta como uma eleição separada. Conforme o Comitê de Atendimento ao Eleitor do TRE-RS, a verificação do cadastro normalmente ocorre no ano seguinte após cada eleição, mas devido à pandemia, a última havia sido feita em 2019.
Regularização de título de eleitor
A regularização do título de eleitor pode ser feita no site do TSE, do TRE-RS, via aplicativo e-Título ou pelo WhatsApp no número (51) 9881-1904. Eleitores com multas podem paga-las por Pix, cartão de crédito ou via boleto bancário.