Um protesto iniciado por volta das 11h desta terça-feira (9) causou bloqueio no trânsito na entrada de Porto Alegre na BR-290, na altura do km 98, na região das ilhas do Guaíba, por cerca de duas horas e meia. Os moradores chegaram a queimar um veículo Palio roubado no meio da via durante a manifestação.
Segundo a reportagem apurou, o ato foi motivado pela revolta dos moradores após a morte de um jovem em operação policial. A ação ocorreu no bairro Vila Nova, na zona sul, quando um PM à paisana reagiu a um assalto e baleou dois criminosos – um deles, que era morador da região das Ilhas, morreu no local.
O Batalhão de Choque da Brigada Militar foi acionado e lançou bombas de efeito moral. Após a ação da BM, houve dispersão dos manifestantes. Equipes da Concepa também estavam no local e fizeram a limpeza do trecho.
Apesar da liberação da via nos dois sentidos, ainda há quase 8 km de congestionamento no sentido Interior – Capital. A orientação é que os motoristas aguardem um pouco antes de se deslocar em direção à BR-290.