O deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP) assumiu, nesta segunda-feira (03), a liderança da bancada do Progressistas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A oficialização ocorreu durante uma reunião-almoço na sala Castelo Branco do Parlamento gaúcho, com a presença de deputados do partido, lideranças e colaboradores. Ele sucede o deputado Guilherme Pasin na função.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Pelos próximos dois anos, Marcus Vinícius será responsável por articular as posições da bancada nos debates legislativos, além de representar os progressistas dentro do Parlamento e junto ao governo estadual. Ao comentar o novo desafio, o parlamentar destacou a importância do cargo e reafirmou seu compromisso com as pautas do partido.
“O Progressistas é o maior partido do Estado, com forte representatividade junto à população gaúcha. Assumir essa liderança é um grande desafio, mas também uma grande oportunidade de fortalecer a bancada, valorizar seus membros e consolidar nosso protagonismo para o pleito de 2026”, afirmou Marcus Vinícius.
Em entrevista a Rádio Acústica FM, o parlamentar falou sobre os desafios de levantar as questões e anseios da Metade Sul na ALRS, destacando a necessidade de incentivos e apoio para a região.
Bancada do progressistas
Além da troca na liderança, outras definições internas foram anunciadas. A líder partidária seguirá sendo a deputada Silvana Covatti. O deputado Joel Wilhem assumirá a vice-liderança partidária, além de continuar na presidência da Comissão de Assuntos Municipais. O deputado Frederico Antunes permanecerá à frente da Comissão de Constituição e Justiça, enquanto Guilherme Pasin, ex-líder da bancada, será o novo vice-líder e presidirá a Comissão de Ética Parlamentar.
Trajetória de Marcus Vinícius de Almeida
Natural de Tapes, o deputado Marcus Vinícius de Almeida está em seu primeiro mandato como titular na Assembleia Legislativa. Foi prefeito por dois mandatos consecutivos de Sentinela do Sul, sendo o mais jovem do Brasil na primeira eleição. Também presidiu a Associação dos Municípios da Região Costa Doce e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Além disso, foi diretor-presidente do IPE-Saúde e diretor-administrativo da Corsan.
Graduado em Direito, possui um MBA em Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas. Pai de Bárbara e Ricardo, define sua atuação política pela defesa do liberalismo econômico e pela busca de uma gestão eficiente.