Search
[adsforwp-group id="156022"]

Marcus Vinicius é o entrevistado de Voltaire Santos neste sábado na Acústica FM

img_22257_foto_1.jpg

O programa Acústica Sábado Show, apresentado pelo jornalista Voltaire Santos, recebe no estúdio neste sábado, às 14h, o suplente de Deputado Estadual, Marcus Vinicius Vieira de Almeida do PP.

A entrevista vai esclarecer como ficará a situação do político após a polêmica da falta de acordo do PTB que impossibilitou o ingresso do deputado na Assembleia Legislativa como Deputado Estadual. 

Confira a Carta do Partido Progressistas sobre a situação: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO E DE SOLIDARIEDADE – Progressistas/RS 

Para os Progressistas Gaúchos política é uma atividade nobre que permite, democraticamente e por meios justos chegar ao poder e exercê-lo na busca do bem comum e da felicidade das pessoas. 

Foi com este objetivo que nas eleições de 2018 aprovamos uma coligação liderada pelo PSDB e PTB. Abrimos mão de um projeto próprio e que representava a vontade das bases. Aderimos ao novo projeto olhando a necessidade de somar forças na construção de um futuro melhor para os gaúchos. Agradecemos a compreensão das lideranças e das bases progressistas, principalmente ao Deputado e candidato a governador Luis carlos Heinze que aceitou o desafio de concorrer ao senado. 

Reconhecidamente a vitória nas urnas foi produto desta unidade e do trabalho dos progressistas nos 497 municípios, com seus 144 Prefeitos, 105 Vices e 1140 Vereadores. Somaram-se a esse qualificado grupo nosso candidato ao senado Luis Carlos Heinze (suplentes Ireneu/Drika) e os 18 candidatos a Deputado Federal e 42 candidatos a Deputado Estadual. 

Desde antes e depois das eleições nossas posições foram e são claras, manifestadas de forma decisiva em importantes votações na Assembleia Legislativa, onde desponta a coragem e coerência dos nossos Deputados Estaduais. O Progressistas não faltará ao Rio Grande na busca de um Estado menor e que esteja a serviço da sociedade, imperativo que começa pelo equilíbrio das contas públicas. 

Terminada a eleição o governador Eduardo Leite e o Vice Delegado Ranolfo, começaram a formação do Governo, buscando respeitar os acordos desenhados nas convenções partidárias. Foi acordado, por exemplo, o equilíbrio na distribuição de espaços entre os três partidos da Chapa Majoritária eleita, ou seja, PSDB do Governador Eduardo Leite, PTB do Vice-governador Delegado Ranolfo e PP do Senador Luis Carlos Heinze. 

Coube a cada um destes Partidos (PSDB-PTB-PP) três Secretarias. 

Foi acordado também que nesta distribuição de Secretarias o PP colocaria um Deputado Federal, abrindo assim vaga ao suplente do PTB. Por outro lado das três secretarias do PTB, duas seriam ocupadas por Deputado Estadual do Partido, abrindo assim vaga ao 1º suplente do PP. 

Este acordo foi consolidado no dia 1º de fevereiro de 2019, com o Deputado Covatti Filho assumindo a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural e com o Deputado Santini assumindo na Câmara Federal. O mesmo aconteceu com a posse de dois deputados do PTB em Secretarias do Governo Estadual. No entanto logo a seguir começaram as especulações de que o PTB não iria manter o Deputado Estadual na Secretaria, antes ocupada. 

Este vai, ou não vai durou 44 dias, ou seja, até o dia 6 de março, quando o Deputado encaminhou carta ao Governador do Estado dizendo as razões de não voltar para a Secretaria. O assunto continuou na pauta e no dia 4 de abril o Governador Eduardo Leite comunicou a esta presidência, que a Secretaria, agora de Articulação dos Municípios seria ocupada por indicado do PTB.

Este período, de 1º de fevereiro a 4 de abril, foi cheio em especulações, sobre como ficaria o acordo antes referido e a situação do nosso 1º suplente Marcus Vinícius com mais de 30 mil votos. Marcus Vinícius, de modo responsável aguardava o cumprimento do acordo. A sua não efetivação, inclusive materializado, num primeiro momento, com a posse dos dois deputados do PTB gerou, além de surpresa, desconforto a família progressista gaúcha. A quebra de legitima expectativa em assumir a vaga na Assembleia Legislativa trouxe ao Marcus Vinicius, Prefeito por duas vezes de Sentinela do Sul (mais jovem do RS) e posteriormente reconhecido Presidente da Famurs, órgão máximo dos Prefeitos, enorme frustração, extensiva a sua Região e aos milhares de eleitores espalhados pelo Rio Grande do Sul. 

Esta frustração e desconforto atinge também o Partido como um todo, pois o desfecho nos deixa sem um deputado e sem uma secretaria, que poderia representar uma forma de valorização ao nosso esforço nesta parceria. 

Como imperativo de justiça cabe inicialmente agradecer ao Marcus Vinícius pelo seu gesto de grandeza partidária e em colocar-se sempre disponível ao diálogo e a construção de uma solução consensual. 

Além da nossa solidariedade, registramos nossa admiração pela honrada trajetória política, reconhecendo no Marcus Vinícius um líder de qualidade superior. Aliamos nosso compromisso de estar ao seu lado em outros desafios. 

Aos gaúchos reafirmamos, que o Progressistas não faltará seu compromisso com os verdadeiros interesses do povo. 

Para isso continuará dialogando e respeitando as parcerias construídas pelo Governo Eduardo leite/Delegado Ranolfo, oferecendo o que há de melhor, através de seus honrados representantes no Executivo e no Legislativo. 

Do mesmo modo é oportuno e indispensável salientar que o Progressistas/RS jamais abandonará suas convicções, não se afastando ou se omitindo da responsabilidade de colaborar nas reformas que o Estado tanto precisa. Nosso entusiasmo e desejo de edificar um futuro novo, com novas façanhas, mantém aquecida nossa esperança num ciclo virtuoso de crescimento econômico e social para os gaúchos. 

Vamos juntos ao trabalho, fortalecendo as parcerias e o diálogo respeitoso e que Deus nos acompanhe. 

Porto Alegre/RS, 10 de abril de 2018. 

*Celso Bernardi

Presidente do Progressistas/RS*