O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (20) as notas de corte do primeiro dia de inscrições do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. A nota é uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Como o sistema não faz o calculo em tempo real e se modifica de acordo com a nota dos inscritos, o candidato deve ficar atento as alterações diárias durante o período de inscrições.
O período de inscrições iniciou no dia 19 e se estende até às 23h59 minutos desta quinta-feira, 22 de janeiro. Para fazer ou alterar sua inscrição, consultar vagas ou até as notas de corte de cursos, o candidato deve acessar o site do Sisu, em www.sisu.mec.gov.br. O Sisu oferece vagas em cursos superiores em instituições públicas do País.
Na região centro-sul existem 110 vagas em 3 cursos. Em Tapes a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) oferece 40 vagas no curso de bacharelado em Gestão Ambiental, no turno da noite. A nota de corte nesta terça-feira era de 541,02.
Já em São Lourenço do Sul a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) oferece 70 vagas distribuídas em dois cursos. O bacharelado em Agroecologia oferece 40 vagas e outras 30 são para o tecnólogo em Gestão Ambiental, nos turnos de manhã e tarde.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) oferece 1645 vagas, em 88 cursos. O curso que apresentava a nota de corte mais baixa nesta terça-feira, era o de bacharel em Análise de Políticas e Sistema de Saúde, com nota mínima de 607,87. O curso de bacharelado em Ciências Sociais não alcançou número mínimo de um candidato por vaga, e por isso não teve nota de corte. O curso tem oferece 10 vagas.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) é o grande destaque em oferta de vagas desta edição do Sisu. A instituição oferece 3000 vagas pelo programa, além de outras 306 pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar, o Pave. Para obter uma vaga na instituição, a nota de corte mais baixa no dia de hoje é no curso de tecnólogo em Geoprocessamento, com 447,96, e oferta 25 vagas. O bacharelado em Engenharia Industrial Madeireira e as licenciaturas em Física, Matemática e Química não obtiveram número mínimo de um candidato por vaga, e não tiveram nota de corte divulgada. Ao todo, 150 vagas são oferecidas somente nestes cursos.