O dia 09 de março é a data anual escolhida como o Dia Mundial do Rim. Para alertar a população sobre a importância do bom funcionamento do órgão para a saúde, a médica nefrologista, e mestre em nefrologia pela UFRGS, Scheila Thofehrn, participou ao vivo do programa Primeira Hora, desta quinta-feira (09).
“Tomar bastante água, praticar atividade física, controle da pressão arterial, consumir alimentos saudáveis e evitar refrigerantes, são algumas dicas importantes para manter a saúde de sues rins”, destacou Sheila. A médica ainda destacou a importância do controle do peso: “A pressão elevada está muito relacionada com a obesidade. A gente percebe que as pessoas obesas tendem a ser mais hipertensas, tendem a ter mais diabetes e doenças renais crônicas”.
O tema deste ano da data foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), como “Doença Renal e Obesidade – Estilo de vida saudável para rins saudáveis”. Conforme a entidade, as doenças renais crônicas (DRCs) têm maior probabilidade de se desenvolver em pessoas obesas, em especial entre hipertensos e diabéticos. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que em 2025 esta condição deve acometer 18% dos homens e 21% das mulheres. Ainda conforme o prognóstico, a obesidade grave atingirá 6% dos homens e 9% das mulheres em todo o mundo.
Confira a entrevista na íntegra: