Search
[adsforwp-group id="156022"]

Médica tira dúvidas sobre ronco no programa Primeira Hora

img_13268_foto_1.jpg

O programa Primeira Hora, transmitido na manhã desta segunda-feira (30), recebeu a médica otorrinolaringologista, Rafaela Lima. A profissional é formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e fez residência no Hospital Conceição, em Porto Alegre. Atendendo na Capital gaúcha e com clínica aberta há dois meses em Camaquã, a médica tem trabalhado na área relativa ao ronco.

No programa, a otorrinolaringologista falou sobre o distúrbio, que atinge cerca de 50% da população: “A maioria das pessoas são roncadores ocasionais, quando bebem cerveja ou comem comidas mais pesadas”, explicou a profissional. Ela também destacou que o sobrepeso é o principal causador e alertou para a tendência que o roncador tem de evoluir para a apneia, um distúrbio no qual a respiração para e volta diversas vezes.

A médica também falou que geralmente o paciente é incentivado pelo parceiro a procurar um especialista: “Alguém manda, até porque geralmente a pessoa não sabe que ronca”. De acordo com a profissional, em casos mais extremos, o problema compromete a relação conjugal, fazendo com que casais durmam em quartos separados. Confira a entrevista na íntegra: