Search
saúde

Médico alerta sobre sintomas e diagnóstico da tuberculose

Saiba quais os fatores de risco e prevenção da doença

Em entrevista ao programa Primeira Hora, da Rádio Acústica FM na manhã desta sexta-feira (28), o médico pneumologista Dr. Marcelo Mallmann, desmistificou a ideia de que a tuberculose é uma doença extinta e alertou sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento, que é gratuito e oferecido em Camaquã.

Médico alerta sobre sintomas e diagnóstico da tuberculose
Foto: Eduardo Vicente/Rádio Acústica FM

O especialista explicou que, apesar da proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) de eliminar a tuberculose até 2030, a doença ainda é uma realidade. Ele ressaltou que o diagnóstico e o tratamento são relativamente simples e de baixo custo, sendo o tratamento totalmente gratuito e fornecido pelo Ministério da Saúde, com duração de seis meses.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Sintomas e Diagnóstico da tuberculose

Os principais sintomas da tuberculose pulmonar (que representa 85-90% dos casos) incluem tosse crônica por mais de três semanas (com ou sem expectoração), perda de peso, diminuição do apetite e febre baixa (37,5-38ºC), geralmente no final do dia. A tuberculose também pode se manifestar em outras partes do corpo (extrapulmonar), como pleura, gânglios linfáticos, ossos e meninges.

O diagnóstico é feito através de um raio-X de tórax, que revela manchas brancas nos pulmões (lesões escavadas), e confirmado por um exame de escarro, que identifica o bacilo causador da doença.

Tratamento e Riscos do Abandono:

O tratamento consiste na ingestão diária de medicamentos por seis meses, com 100% de cura se seguido corretamente. O grande problema, segundo o Dr. Mallmann, é o abandono do tratamento, que pode levar à tuberculose multirresistente, exigindo uma terapia mais complexa. O abandono não só prolonga a doença como também fortalece o bacilo, tornando-o resistente aos medicamentos e aumentando o risco de transmissão para outras pessoas.

Fatores de Risco e Prevenção:

A tuberculose é mais comum em homens e em pessoas de classes sociais e níveis de escolaridade mais baixos, muitas vezes devido à aglomeração em residências pequenas. O médico destacou que 25% da população mundial está contaminada com o bacilo da tuberculose, mas a maioria não desenvolve a doença devido às defesas do organismo (tuberculose latente).

O Dr. Mallmann informou que Camaquã oferece atendimento gratuito para tuberculose no ambulatório do Dr. José Telmo Marder, em frente ao hospital. O atendimento inclui consultas médicas, exames (incluindo raio-X) e fornecimento de medicamentos, sem necessidade de agendamento prévio ou retirada de fichas.

Alerta sobre Gripe e COVID:

O médico também alertou sobre o aumento de casos de gripe e COVID-19, recomendando a vacinação contra a influenza (gripe) e o reforço da vacina contra o coronavírus. Ele enfatizou a importância da circulação de ar em ambientes fechados e do uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais, como medidas de prevenção.

Acompanhe a entrevista com o especialista na íntegra:

Tags: Marcelo Mallmann, Saúde, tuberculose