Search
[adsforwp-group id="156022"]

Médico socorrista fala que saúde perde com encerramento de SAMU Avançada

img_3850_foto_1.jpg

Atuante há 10 anos em serviços de remoções e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Thiago Bonilha acredita que o Serviço Avançado (SA) é de suma importância e de grande valia para o município e região.

“Eu acho que a população de Camaquã sempre teve um bom atendimento em relação à saúde e ao transporte. É um serviço que não temos como ter controle da demanda, por isso é temos que trabalhar com sobra, não temos como saber quantas altas serão dadas, acidentes e remoções acontecerão em um dia. Qualquer redução é prejudicial, pois estamos trabalhando com pouca margem.”

Bonilha acredita que a SAMU Avançada (SA) é um serviço essencial para a comunidade de Camaquã e região, e este encerramento é uma perda muito grande, pois  a SA proporciona um protocolo específico para garantir vagas em hospitais de retaguarda, em no máximo de seis horas, serviço denominado vaga zero.

Segundo o médico, além da vaga garantida, o serviço avançado proporciona a presença de um médico na cena, que é um profissional qualificado para fazer os diagnósticos, definir prioridades e socorrer em casos graves.

“Este serviço da respaldo para o município e eu gosto muito de fazer este trabalho. Todos os médicos que trabalham no SAMU se especializaram e se qualificaram para o serviço e para melhor atender à comunidade”, finalizou Bonilha.