Search
[adsforwp-group id="156022"]

Memorial da Legalidade completa um ano de atividades no Palácio Piratini

img_967_foto_1.jpg

Inaugurado no dia 5 de setembro de 2011 no exato local de onde o ex-governador Leonel Brizola liderou o movimento que garantiu a posse de João Goulart na presidência da República, em agosto de 1961, o Memorial da Legalidade completa um ano de intensa atividade de resgate e perpetuação da memória histórica do Rio Grande do Sul. Para marcar a passagem da data, a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) realiza, nesta quinta-feira (13), um evento em comemoração ao primeiro aniversário do Memorial, instalado nos porões do Palácio Piratini. A cerimônia acontece a partir das 11h, no Salão Alberto Pasqualini.

Na solenidade, será lançada a revista Legalidade em Quadrinhos, fotonovela que retrata os principais acontecimentos do movimento liderado por Brizola. Um exemplar será entregue pela titular da Secom, Vera Spolidoro, ao secretário da Educação (Seduc), Jose Clovis de Azevedo, e outras 4,8 mil unidades serão distribuídas entre as escolas estaduais que possuem cursos de Ensino Médio, período em que os alunos estudam o assunto.

Também estão previstas a apresentação de um vídeo comemorativo e o lançamento de um DVD com os debates realizados em parceria com o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa. Uma placa comemorativa será entregue a cada uma das entidades parceiras do projeto. 

Espaço histórico 
Localizado nos porões do Palácio Piratini, o Memorial da Legalidade expõe objetos utilizados por Leonel Brizola à época, além de documentos, fotografias e vídeos. Também é possível ouvir o histórico discurso proferido por Brizola no dia 28 de agosto de 1961. 

O espaço é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h. Grupos podem agendar visitas pelo telefone 3210-4168. 

Mais informações sobre a Legalidade podem ser obtidas no portal www.legalidade.rs.gov.br