Search
[adsforwp-group id="156022"]

Meningite: Número de mortes chega a 10 no Estado

img_3904_foto_1.jpg

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, nesta segunda-feira (13), 10 mortes por meningite bacteriana no Rio Grande do Sul, neste ano. A último óbito confirmado é de uma mulher de 48 anos, que morreu vítima da doença em junho, em Novo Hamburgo. Em todo o ano passado três pessoas morreram pela doença no Rio Grande do Sul.

Nesta tarde, prefeitos da Região Metropolitana e o secretário-adjunto da Saúde, Francisco Paz, estiveram reunidos para definir estratégias de combate à doença. Conforme ele, nenhuma atividade técnica diferente será adotada.

“Não haverá aumento da área de vacinação. O que vamos fazer é política de prevenção, inclusive nas escolas”, afirmou. Segundo o secretário-adjunto, o Estado vai buscar reverter possíveis ações judiciais que pedem aumento da área de vacinação.

Na última semana, uma liminar determinou que o município de Cachoeirinha ampliasse a área de vacinação, já que houve surto comunitário da doença no Bairro Jardim Betânia, com duas mortes. O prefeito de Cachoeirinha, Vicente Pires, saiu da reunião satisfeito e disse que também vai recorrer das decisões judiciais já que a doença está controlada na cidade.

“Nós e o Estado não conseguiremos atender toda a população”, conta.

Em 2015, ao todo foram 48 casos. Em Porto Alegre, os casos chegaram a 11, com duas mortes.