Search
[adsforwp-group id="156022"]

Menino de cinco anos é a segunda vítima de raiva humana no Brasil

Foto: Ilustração/Pixabay
Foto: Ilustração/Pixabay

Um menino de 5 anos é a segunda vítima confirmada da raiva humana em Minas Gerais. Ao todo, são três casos positivos para doença. O garotinho morreu no último dia 17. A primeira morte foi de um menino de 12 anos no dia 4 de abril. Uma menina também de 12 anos continua internada.

– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Esses dois casos estão relacionados a uma mordedura pelo mesmo morcego. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira. Os três são indígenas da área rural de Bertópolis no Vale do Mucuri. De acordo com a secretaria, a criança de 5 anos não tinha sinais de mordedura ou arranhadura por morcego. Porém o caso foi tratado como raiva humana em função da proximidade geográfica das ocorrências e dos hábitos da comunidade.

Seguindo os protocolos sanitários de prevenção e controle da doença, amostras foram coletadas e enviadas para exame Laboratorial que confirmou a raiva. O caso segue em investigação epidemiológica para identificação das circunstâncias do contágio.

– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A secretaria informou, ainda, que há mais um caso suspeito em investigação, também na área rural de Bertópolis. É uma menina de 11 anos que apresentou sintomas inespecíficos como febre e dor de cabeça e que, por causa do parentesco com o segundo caso confirmado, foi notificada como suspeita e encaminhada para o hospital de referência onde foram coletadas amostras laboratoriais. A paciente segue em leito clínico estável e em observação aguardando o resultado dos exames.

A pasta também disse que, no domingo passado, foram enviadas à Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni mais doses de vacina nas antirrábica humana para completar o esquema vacinal da comunidade rural de Bertópolis.

Texto: Desirée Miranda/Agência Brasil