Na manhã desta terça-feira (30), o Programa Primeira Hora drecebeu José Scorsatto, diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS-SINE). Acompanhado pela agente de desenvolvimento social Shai Gama, Scorsatto conversou com o comunicador Fabio Renner sobre as iniciativas da entidade para fomentar o crescimento do mercado de trabalho no Rio Grande do Sul.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Scorsatto destacou que, de janeiro a abril de 2024, foram geradas quase 70 mil novas vagas de trabalho formal no estado, evidenciando um dos melhores anos para o mercado de trabalho gaúcho em mais de uma década:
“Estamos quase com 3 milhões de gaúchos e gaúchas no mercado formal de trabalho”, afirmou.
No entanto, as recentes cheias no Vale do Taquari impactaram negativamente o mercado de trabalho, resultando em um saldo negativo de 22 mil carteiras de trabalho em maio. Apesar disso, o número de vagas oferecidas pela FGTAS-Sine voltou a crescer rapidamente, atingindo uma média de 12 mil vagas disponíveis em todo o estado.
Shai Gama ressaltou a importância do papel acolhedor das agências da FGTAS-Sine, que oferecem não apenas vagas de emprego, mas também cursos preparatórios e suporte para diferentes perfis de trabalhadores, incluindo jovens sem experiência, pessoas mais maduras e aquelas com deficiência física.
Durante a entrevista, foram apresentados dados sobre a recente Feira de Emprego realizada em Camaquã, onde 108 vagas foram ofertadas e 120 pessoas atendidas, resultando em 90 encaminhamentos para entrevistas e 15 contratações imediatas. Scorsatto enfatizou a importância dessas iniciativas para conectar trabalhadores e empregadores, além de destacar a necessidade de adaptação do mercado de trabalho para incluir pessoas de diferentes faixas etárias e habilidades.
A conversa também abordou o desafio da alta rotatividade de jovens no mercado de trabalho, que trocam muitas vezes de emprego com frequência devido a diferentes fatores, como busca por melhores benefícios ou ambientes de trabalho. Scorsatto destacou a importância de valorizar a mão de obra mais experiente, que tende a ser mais estável e comprometida.
Com a retomada de 100% das agências da FGTAS-Sine em operação, Scorsatto e sua equipe continuam trabalhando para oferecer oportunidades de emprego e qualificação aos gaúchos, contribuindo para o fortalecimento do mercado de trabalho no estado.