Search

Meteorologia alerta para risco de chuvarada e ventania no Estado

img_5188_foto_1.jpg

O sol, que se fez ausente entre tanta chuva no mês passado, despede-se dos gaúchos novamente nesta semana. Nesta terça-feira (6), as altas temperaturas e o tempo seco dão lugar a mais uma sessão de chuvarada intensa e prolongada, com direito a ventania, temporal, granizo e alagamentos, segundo a meteorologia.

De acordo com o jornal Zero Hora, a chuva deve chegar ao Estado pelo Norte e pode atingir também o Centro-Oeste a partir do fim da tarde de amanhã. Na quarta, a instabilidade se desloca com força, e há chance de temporal para o Sul e a Fronteira Oeste.

Na quinta-feira, o mau tempo já deve atingir todas as regiões, variando em intensidade. Ainda chove na sexta, no entanto, com menos força, uma vez que a instabilidade deve começar a se afastar do Rio Grande do Sul.

Segundo o ClimaTempo, até o próximo fim de semana, regiões de todo o Estado terão acumulados de chuva superiores a 100 mm. No Centro, Região Metropolitana, Serra e Norte, a expectativa é de que o volume chegue a 200 mm – superando a média prevista para todo o mês em cidades como Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria, onde os acumulados em outubro costumam ser de 173 mm, 114 mm, 146 mm, respectivamente.

A Defesa Civil afirmou que está verificando as previsões e definirá até o fim da manhã a necessidade de emitir alerta para municípios gaúchos.