Search
[adsforwp-group id="156022"]

Meteorologista explica fenômeno ocorrido em Camaquã

img_25357_foto_1.jpg

Um fenômeno conhecido como “Chuva Negra” atingiu o município de Camaquã nesta quarta-feira (11). Vários moradores notaram que a chuva estava com uma coloração escura e fuligem foi constatada em acumulados de água, como piscinas e baldes.

Na manhã desta quinta-feira (12), a reportagem da Rádio Acústica FM entrou em contato com a meteorologista da Somar Meteorologia, Andressa Lorena, que explicou o fenômeno. De acordo com ela, uma frente fria avançou pela Metade Sul, se juntando a um corredor de fumaça.

O corredor é decorrente das queimadas que ocorrem na Amazônia e atinge a região, apesar da distância: “A atmosfera é muito dinâmica, e esse transporte pelos ventos é bastante comum nessa época do ano”, explicou Andressa. Para a meteorologista, o fenômeno não deve se repetir nos próximos dias: “É uma composição de vários fatores, não haverá condições para novas ocorrências”, declarou.

O ouvinte João Carlos mandou uma foto de sua piscina: “Se alguém ainda não acredita na “chuva negra”, a água estava cristalina no final de semana, agora está assim, cheia de fuligem”, relatou. Já o ouvinte Edson Behling, notou o fenômeno em seu veículo: “Meu carro branco ficou manchas pretas, parece gordura”, explicou.

Confira a entrevista com a meteorologista Andressa Lorena: