Categories: AgroEconomia

México destrava mercado para arroz do Brasil

Um grande passo foi dado nesta quarta-feira (22) para o arroz gaúcho e brasileiro ficar menos dependente do humores internos de compradores. No início da tarde o Conexão Rural informou em primeira mão a oficialização da liberação das exportações de arroz em casca para o México. A decisão se torna ainda mais importante por estar sendo dada num momento delicado para os produtores, com os preços caindo mais do que o imaginado nesta abertura de safra 16-17. O mercado consumidor do país da América do Norte vinha sendo trabalhado há pelo menos dois anos por brasileiros ligados ao agro e à cadeia orizícola. Entretanto, exigências burocráticas não bem definidas vinham emperrando o acordo.

Iniciadas durante uma convenção de tecnologia e negócios do arroz, em Cancún, as negociações tiveram o último capítulo na Expodireto, em Não-Me-Toque, quando Alexandre Velho (Federarroz) e Tiago Barata (Irga) falaram reservadamente com o embaixador mexicano no Brasil, Eleasar Velasco (foto). Na conversa, Velasco, que acompanhava o ministro da Agricultura Blairo Maggi na visita, se comprometeu em buscar uma solução e pediu o envio de um ofício citando as dificuldades – o que foi feito.

Publicidade

Das 800 mil toneladas de arroz consumidas pelos mexicanos anualmente, de 500 a 600 mil são importadas – a maioria dos EUA. Desde a posse de Donald Trump na presidência da república norte-americana, as relações entre os dois países não andam boas, com retaliações recíprocas.

Vitória conjunta

Ao comemorar a abertura de mercado, o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles mencionou o trabalho conjunto de dirigentes e técnicos da entidade que comanda, do Irga e do Mapa. Ele anuncia também a futura ida de uma missão ao México para acertar detalhes e para tentar destravar a comercialização também do arroz beneficiado.

Presidente da Câmara Setorial do Arroz, Daire Coutinho também salientou o esforço dos elos do setor e classificou a decisão mexicana como “resultante da persistência de um grupo que trabalha permanentemente em favor do produtor”.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Homem é agredido após perseguir mulher em Camaquã

Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura

5 horas ago

Convite para culto de agradecimento de Lili Bierhals

O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro

8 horas ago

Hospital Nossa Senhora Aparecida abre vaga de emprego em Camaquã

A oportunidade é para atendente de cafeteria

8 horas ago

Condenado por furto é preso em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu no Centro da cidade

9 horas ago

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

11 horas ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

11 horas ago

This website uses cookies.