Recentemente saiu o Microsoft Edge 109 , uma versão breve em termos de novidades, o que, felizmente, não é habitual num navegador que costuma introduzir alterações de interesse de forma gradual. E é muito legal isso acontecer, porque é um sintoma de um segmento vivo e competitivo.
Pouco a pouco o minimalismo imposto pelo Chrome vai sendo deixado para trás e os navegadores cada um segue seu caminho, introduzindo as mudanças que consideram relevantes para melhorar a experiência de seus usuários. No entanto, há dois que, mais do que navegadores, são quase canivetes suíços para a Internet: o Vivaldi e o Microsoft Edge, este último focado na integração e na melhoria da produtividade.
Sim, a Microsoft tem que aprender de uma vez por todas a fazer bem com certas coisas , principalmente quando já está indo muito bem em outras. Para não estragar o bom trabalho de seus desenvolvedores com políticas de assédio que fazem mais mal do que bem. Mas vamos voltar ao que interessa, estou confuso. O bom é isso que um usuário do Reddit coleta como uma prévia do que está por vir.
Esse novo recurso permitirá que você divida a visualização do navegador em duas, mostrando as duas páginas da Web ao mesmo tempo . Nada de outro mundo, ou que não possa ser feito com duas janelas, mas um método mais confortável para fazer algo tão comum hoje em dia como dividir a tela para poder ver mais conteúdo ao mesmo tempo; pelo menos, para quem passa o tempo na frente do PC, geralmente trabalhando.
No momento sim, é uma função em desenvolvimento inicial e embora quem tenha podido testá-la garanta que funciona bem, só é possível ativá-la através das preferências avançadas do navegador e somente no Beta, Dev ou versões canárias. Caso você esteja interessado em dar uma olhada, a opção para habilitar (em “edge://flags”) é “edge-split-screen”.
Para usá-lo, basta clicar no novo botão que aparecerá na barra de ferramentas e que permitirá escolher uma segunda guia, além da que você tem em primeiro plano, para compartilhar a visualização. Já faz algum tempo que esse tipo de modo de exibição se tornou bastante popular , principalmente na própria área de trabalho, desde os “blocos” dos gerenciadores de janelas para desenvolvedores até os Snap Layouts do Windows 11 .
No caso do Microsoft Edge e da função em questão, é mais simples, mas talvez seja apenas o começo de algo. O que poderia vir a seguir você pode ver em Vivaldi e sua função de mosaico, embora este seja talvez um exemplo extremo. De qualquer forma, a funcionalidade, funções exclusivas, são mais uma vez um dos principais ingredientes da evolução dos navegadores, que é de se apreciar.
Quanto tempo levará para que esse recurso chegue à versão estável do Microsoft Edge e esteja disponível para todos os usuários não está claro, mas tendo aparecido agora em versões de desenvolvimento… para o Microsoft Edge 110? Isso pelo menos. No máximo, Microsoft Edge 112, sempre atendendo aos horários habituais dos navegadores de Redmond.