Categories: GeralSaúde

Ministério da Saúde promove guia de atividade física em parceria com UFPel

O Ministério da Saúde lançou hoje (29) um guia para estimular a população a praticar atividades físicas. A proposta realizada com apoio de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, além de técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) teve apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A cartilha aponta a importância de atividades físicas para crianças de até 5 anos, jovens, adultos e idosos. Pensando na inclusão, o material também oferece informações sobre atividades para pessoas com deficiência.

Publicidade

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O objetivo do Ministério é estimular hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida entre os brasileiros e reduzir o sedentarismo. A publicação orienta a prática de atividades físicas em diversos contextos, por diferentes grupos sociais e faixas etárias, com recomendações sobre quantidade, intensidade e exemplos de atividades em oito capítulos.

Foto: Arquivo / Acústica FM 

Serão distribuídas 74 mil cópias do documento para secretarias estaduais e municipais de saúde; profissionais e usuários do Programa Academia de Saúde e de centros de reabilitação com foco na atenção às pessoas com deficiência visual e órgãos governamentais. Além do mais, o guia também estará disponível para download no site da pasta, também em versões de áudio e em braille, e traduzidos para o inglês e o espanhol.

Como reduzir o comportamento sedentário?

O comportamento sedentário pode ocasionar problemas de saúde que implica em maior limitação. Menor tempo neste comportamento diminui os problemas de saúde ao longo da vida como, pressão alta, diabetes (alto nível de açúcar no sangue) e doenças cardiovasculares.

Permanecer muito tempo parado em uma mesma posição pode ser prejudicial à sua saúde. Procure variar de posição e intercalar com uma atividade física leve, como se deslocar dentro de casa de um lugar para o outro, se movimentar enquanto assiste televisão ou quando está no computador ou em atividades de estudos.

> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui!

Busque não ficar mais de uma hora em uma mesma posição! Qualquer substituição do tempo parado por movimento irá contribuir para sua saúde. Sempre que possível, substitua o celular, computador, tablet, videogame e televisão por atividades de movimento e menos paradas. Você pode até mesmo utilizar esses recursos para dançar, cantar e se movimentar.

A cada uma hora em comportamento sedentário, se movimente por pelo menos 5 minutos, se possível. São pequenas atitudes que podem ajudar a diminuir o seu comportamento sedentário e melhorar sua qualidade de vida.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

23 minutos ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

46 minutos ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

56 minutos ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

1 hora ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

1 hora ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

2 horas ago

This website uses cookies.