Search

Ministra avalia o RS como exemplo na área da qualificação profissional

Mais de 400 alunos de cidades da Região Metropolitana participaram da solenidade de formatura dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), na noite dessa quinta-feira (06). A ação, que integra o PLano Estadual de Qualificação Profissional, foi realizada no Ginásio de Esportes do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) e reuniu cerca de mil pessoas. 

Convidada de honra da cerimônia, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ressaltou a importância do Pronatec Brasil Sem Miséria, que possui, hoje, no Brasil, 440 mil vagas em aberto. Para ela, o Rio Grande do Sul é um exemplo para o País na execução do Programa. “Esta formatura representa não apenas o nosso orgulho em comemorar junto a vocês que quiseram se qualificar para melhorar suas condições de vida. Também representa um novo Brasil que estamos construindo juntos. É na abertura de novas vagas e por meio desse trabalho em conjunto que está acontecendo aqui no Rio Grande do Sul. Queremos que o País continue crescendo, pois quando unimos forças, conseguimos muito mais”, afirmou Campello. 

O governador Tarso Genro, ao falar sobre a importância da pasta do Trabalho e do Desenvolvimento Social, evidenciou a relevância do acolhimento das mulheres no processo da qualificação profissional. “A participação de todas vocês significa a amplitude democrática, inclusiva e humanista que este Programa representa no Rio Grande do Sul”.

o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, por sua vez, fez questão de ressaltar a parceria entre os Governos Federal, Estadual, municípios, Senai e Senac, e o empenho de todos os formandos, o que, para ele, foi fundamental para o sucesso do Pronatec Brasil Sem Miséria no Estado. “Obrigado ministra Tereza Campello, pois a senhora apostou e acreditou em nosso Governo, que nós poderíamos chegar a este momento, onde o Rio Grande do Sul é o Estado que mais qualifica e que tem mais inscrições em todo o Brasil: das mais de 55 mil vagas do Programa, já possuímos 31.326 matrículas e 52.072 pré-matrículas”, destacou Lara. 

O evento teve a participação de representantes das unidades do Senai e do Senac, de secretários Estaduais e municipais, entre outras autoridades e familiares e amigos dos formandos.