O ministro das Cidades, Jader Filho, participará da assinatura de uma série de atos de contratação e início de obras de empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida em municípios gaúchos. O evento ocorrerá na tarde desta quarta-feira (30), na Secretaria para Apoio à Reconstrução.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
As novas moradias contemplarão as cidades de Campo Bom, Canoas e Porto Alegre, totalizando 664 unidades habitacionais. A cerimônia contou com a presença do deputado federal Paulo Pimenta e do secretário da reconstrução do governo federal, Maneco Hassen.
Em Canoas, foi assinada a ordem de início das obras do Residencial Quero Quero, que terá 200 unidades. A capital, Porto Alegre, será beneficiada com o início da construção de dois residenciais: o Jacuí, com 96 moradias, e o Dona Zaida, com 200 unidades. Já em Campo Bom, através do Ministério das Cidades foi assinado um aditivo referente ao empreendimento Cooperpoli, que prevê 168 residências.
A iniciativa faz parte dos esforços do governo federal para reduzir o déficit habitacional e garantir moradia digna para a população, especialmente em um momento de reconstrução para o estado.
Ministério das Cidades – Minha Casa Minha Vida
O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) voltou, por meio da Medida Provisória nº 1.162, de 14 de fevereiro de 2023, convertida na Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023, com adoção de novas práticas.
Assim, a nova versão do MCMV busca avançar em termos da melhor localização dos empreendimentos habitacionais, garantindo a proximidade ao comércio, a equipamentos públicos e acesso ao transporte público.
Além disso, o Programa trará novas formas de atendimento destinadas a ampliar a oferta de moradias, mediante a produção de novas unidades ou da requalificação de imóveis para utilização como moradia; o financiamento da aquisição de unidades usadas; e o tratamento do estoque existente por intermédio de linhas de atendimento voltadas a promover a melhoria habitacional.