Passageiros com vôos marcados para o começo da manhã desta quarta-feira (3) terão que remarcar a viagem por causa da paralisação de aeronautas e aeroviários, iniciada às seis horas, em todo o País. A categoria pede reajuste salarial de 11%, mas as empresas ofereceram menos da metade. Doze aeroportos brasileiros enfrentam problemas de voos atrasados, entre eles o Salgado Filho, em Porto Alegre.
Entre 6h e 8h nenhum voo irá pousar ou decolar no aeroporto de Porto Alegre. Para este período, 20 voos estavam programados, sendo 14 de partida e seis de chegada. As empresas orientam os passageiros a remarcarem os voos. As empresas não podem cobrar taxas de remarcação, conforme o Procon. Como a paralisação ocorre em diversos aeroportos do Brasil, ao longo de todo dia, passageiros podem encontrar alterações nos horários dos voos.
Uma assembleia da categoria está marcada para as 9h30 da manhã e irá debater os rumos da paralisação. Não está descartada a possibilidade de greve durante o período de carnaval, que é um dos mais movimentados do ano.
A Justiça determinou, através de liminar, que a categoria mantenha 80% dos trabalhos nos aeroportos. Em caso de descumprimento a multa prevista é de R$ 100 mil por dia.