Search
[adsforwp-group id="156022"]

Mobilização dos fumicultores garante vitória na COP 5

img_1677_foto_1.jpg

A mobilização de lideranças e produtores surtiu efeito e o setor fumageiro saiu vencedor da 5ª Conferência das Partes (COP 5) da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, que se encerrou no sábado, 17, em Seul. Essa é a avaliação do deputado Heitor Schuch que desde segunda-feira, 12, acompanhou o evento na Coreia do Sul, integrando comitiva gaúcha formada por parlamentares e representantes de entidades de agricultores. 

Conforme Schuch, o documento final do evento, aprovado no sábado na plenária dos delegados da COP 5, não incluiu em seu texto medidas restritivas à produção de tabaco, como limitação à área plantada com a cultura, redução do crédito e da orientação técnica e o desmantelamento de instituições que operam em defesa dos fumicultores. “A conferência ratificou a posição do Brasil, em defesa dos produtores. Nossa mobilização foi fundamental nesse processo. É uma grande vitória para o setor”, avalia Schuch.

A discussão desses itens, de acordo com o deputado, ficará para a próxima conferência (COP6), que deverá ocorrer em 2014 ou 2015. Por enquanto, a recomendação para os países signatários da Convenção Quadro é que elevem impostos sobre o cigarro, restrinjam sua publicidade e ataquem o contrabando deste produto.

A conferência é promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como foco central a discussão de diretrizes para a produção de fumo no mundo, o que pode afetar diretamente os agricultores, os trabalhadores e a economia dos municípios da região.