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Moda Sustentável: uma nova forma de consumo

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Junto com a enxurrada de denúncias de trabalho escravo  e más condições laborais de diversas marcas de moda, o consumo consciente vem emergindo cada vez com mais força. Esta semana o programa Conversa Boa comentou a moda sustentável em entrevista com Tatiana Stein, designer e idealizadora da marca Brisa Slow Fashion.

 

Na opinião de Tatiana a moda para ser sustentável tem que estar sustentada em três pilares: social, ambiental e econômico, ou seja, não pode agredir meio ambiente nem submeter parceiros e colaboradores a condições não éticas de trabalho. E tudo isto deve ser feito de forma clara e não obscura.

 

O principal contra ponto da moda sustentável, ou slow fashion, é o fast fashion, termo usado para designar marcas que produzem em massa, extremamente rápido.  Já o slow fashion não tem esse comprometimento com o relógio, e nem com as tendências já que suas roupas não seguem as modas do momento, e são projetadas para atender necessidades reais, mais do que servir a ocasião.

 

O Brasil tem se destacado muito no cenário mundial de ecofashion, ou moda sustentável, e segundo Stein, o Rio Grande do Sul tem tido destaque no mercado nacional, como sendo um dos estados que mais tem marcas voltadas ao segmento. Apesar de ser um segmento mais voltado a consumidores com maior poder aquisitivo, é uma  (contra?) tendência que tende a se espalhar ao longo do tempo.

 

Confira a entrevista completa aqui e conheça um pouco mais desse tipo de moda no editorial da marca:

Fotografia: Roberto Hurtado

Beleza: Savana Sá

Modelo: Duda Saltiel

Styling: Leonardo Borniger