Search
[adsforwp-group id="156022"]
Queimadas

Morador registra chuva preta no interior de Camaquã

Fenômeno é resultante das queimadas na Amazônia e do Pantanal
Fepam divulga resultado da análise sobre impacto das queimadas na água da chuva de setembro de 2024
Fepam divulga resultado da análise sobre impacto das queimadas na água da chuva de setembro de 2024. Foto: Ouvinte | Acústica FM

Um morador de Camaquã registrou a chuva preta, nesta sexta-feira (13), no Banhado do Colégio, interior do município. O fenômeno ocorre quando a fumaça proveniente das queimadas na Amazônia e do Pantanal, trazida pelas correntes de ar, se mistura com as gotas de chuva e forma a chuva carregada de fuligem.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que essa água pode apresentar contaminantes, não sendo, portanto, adequada ao consumo e prejudicial ao meio ambiente. Conforme especialistas, essa chuva, com cheiro de fumaça, não tem risco quando entra em contato com a nossa pele.

Impactos e recomendações sobre a chuva preta

A presença de fuligem na atmosfera também é responsável pelo fenômeno conhecido como “sol alaranjado”, que ocorre quando a luz solar é dispersada pelas partículas em suspensão, alterando sua coloração.

Para minimizar os riscos à saúde, as autoridades recomendam que a população adote algumas medidas preventivas:

  • Uso de máscaras: Utilizar máscaras filtrantes pode ajudar a reduzir a inalação de partículas finas.
  • Hidratação: Beber bastante água é essencial para manter as vias aéreas úmidas e facilitar a respiração.
  • Ambientes úmidos: Utilizar umidificadores de ar nos ambientes internos pode ajudar a reduzir a irritação nas vias respiratórias.
  • Evitar atividades ao ar livre: Durante e após a chuva, é recomendado evitar atividades ao ar livre, especialmente para pessoas com problemas respiratórios, crianças e idosos.

Riscos à saúde e ao meio ambiente

A chuva preta, além de um fenômeno visualmente impactante, pode trazer diversos problemas. A deposição de partículas finas no solo e nos recursos hídricos pode contaminar o ambiente, prejudicar a qualidade do ar e aumentar o risco de problemas respiratórios, como alergias e doenças respiratórias.

 

Tags: Camaquã, Chuva preta, queimadas