O morador da localidade dos Passo dos Baios ficou 15 dias sem energia elétrica em São Lourenço do Sul. Na manhã desta quinta-feira (27) com a luz restabelecida, ele relatou o que ocorreu neste período, ao vivo na Acústica FM. De acordo com Hartwig, a propriedade que ele trabalha está localizada a 4km do Centro da cidade, neste tempo percorria esta distância diariamente para tomar banho. O morador lamentou a demora na religação, a caixa do medidor foi atingida durante a última passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul: “em dois anos morando aqui, é a primeira vez que passo tanto tempo sem luz”, crítica. Na entrevista, lastimou a comunicação com a CEEE Equatorial: “todos os vizinhos foram ligados, fiz pedido nos 0800, no dia 21 procurei agência da CEEE pessoalmente e fui informado que o pedido estava errado”, afirma. A energia foi restabelecida na residência rural provisoriamente. Confira o depoimento:
A demora para o restabelecimento da energia na região Sul do Estado mobilizou autoridades políticas na tentativa de solucionar o impasse. Nesta quarta-feira (26) o deputado Marcus Vinicius detalhou por que acionou o Ministério Público por meio de uma representação contra o Grupo CEEE Equatorial: "a situação é angustiante", afirmou. Confira a entrevista na íntegra:
No último domingo (23) o governador Eduardo Leite e prefeitos da região estiveram reunidos para cobrar agilidade na religação de energia. Em pauta, a falta do fornecimento de eletricidade para algumas comunidades, após mais de 10 dias da passagem do mais recente ciclone extratropical no Estado, que causou danos na rede de transmissão da companhia. O encontro foi realizado no Aeroporto Internacional de Pelotas João Simões Lopes Neto.