Search
[adsforwp-group id="156022"]

Moradora denuncia corte de quase 70 árvores em Arambaré e prefeitura esclarece

Foto: Arquivo/Acústica FM
Foto: Arquivo/Acústica FM

Uma publicação realizada em rede social no último domingo (08) causou indignação em moradores e admiradores de Arambaré. Na postagem, uma moradora do município alerta para o corte de 69 árvores na orla da praia.

“Quase 70 árvores demarcadas.

69 árvores com um círculo vermelho em seu cerne
Na cidade que é agora considerada a Capital das Figueiras…
69 árvores.
Centenas de ninhos
Dezenas e até centenas de anos que algumas dessas árvores já estão nesse mundo, maturando.
69 árvores que são casas, refúgios, guarda ventos, suporte para a não erosão, suas raízes guardam fungos em suas micorrizas, alimentando micro cosmos e subindo para produzir oxigênio em escala para toda cidade… Ajudando a criar chuvas e protegendo o solo…
Entre tantas outras coisas maravilhosas que uma árvore pro seu habitat representa
69 árvores que estão prestes a serem derrubadas.”, disse a moradora em parte da publicação.
Imediatamente a postagem reuniu diversas pessoas preocupadas com a preservação da natureza local. Nos comentários, demonstravam indignação com o fato.
“A beleza de Arambare está nas árvores, a beira da lagoa. Não façam isto, pelo amor de Deus!”, disse um dos internautas.
A reportagem da Acústica FM entrou em contato com o prefeito do município, Jardel Cardoso, para esclarecimento dos fatos. 
O gestor negou o número alto de árvores a serem cortadas. Ele afirma que algumas destas árvores são eucaliptos que estão matando outras árvores ou estão com problemas. O prefeito também afirmou que a orla terá iluminação, para passeio na praia, e que, para isto, será necessário algumas mudanças.
Na noite desta segunda-feira (09), também, a prefeitura do município emitiu nota esclarecendo os fatos, garantindo que nenhuma figueira será transplantada ou suprimida, e que será incentivado o plantio de mais árvores.
Leia a nota:
“A Prefeitura Municipal de ARAMBARÉ, através da Secretaria de Meio Ambiente e Infrestrutura, vem esclarecer alguns pontos referente a publicação das Podas de Árvores no Município:

– A recomendação do manejo de árvores é realizado por uma equipe técnica formada por engenheiro agrônomo que é o Diretor da pasta do Meio Ambiente e também, pela empresa Gaia Sul Ambiental que presta serviço de assessoria, composta por dois engenheiros agrônomos e duas biólogas, é feito não só por embelezamento, mas principalmente pelos princípios da precaução e segurança pública.

– O manejo que será realizado ao longo da Orla da Praia, tem como objetivo principal a retirada de árvores mortas, árvores que estão atrapalhando outras de maior importância, e são  poucas as que estão no trajeto da colocação dos postes das luminárias,  além de galhos que já estão oferecendo perigos de queda. Haverá três ou quatro butiazeiros que serão transplantados e nenhuma Figueira será transplantada ou suprimida, pelo contrário, será incentivado o plantio de mais árvores, exemplo do ano passado foram plantados, ao todo, mais de 600 mudas no Município. Queremos incentivar principalmente, o plantio de Figueiras, Butiazeiros, Coqueiros e outras nativas de maior interesse ecológico na Orla, a ser orientado pelo poder público.

– Além disso, foi realizada uma AUDIÊNCIA PÚBLICA no Centro de Eventos INÚBIA, com a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, com anúncios publicados pela Rádio Farol e nas redes sociais convidando a população em geral para expormos e a situação e buscarmos soluções.

OBSERVAÇÃO: Não terá remoção de ninhos. Não haverá devastação de árvores que possa comprometer as sombras de Arambaré, tudo foi bastante estudado e resultado será muito positivo.

Agradecemos o apoio e a compreensão!”