Search
[adsforwp-group id="156022"]

Moradores flagram cadela sendo abandonada no bairro Ouro Verde

img_6629_foto_1.jpg

Uma cena triste foi flagrada por moradores do bairro Ouro Verde, na manhã desta quinta-feira (14). Uma cadela foi abandonada na Avenida Ayrton Senna, que liga o bairro ao Distrito Industrial. A ação aconteceu alguns minutos antes do repórter Valério Weege, da Acústica FM, chegar ao local para realizar o quadro “Acústica nos bairros”. Weege foi informado do ocorrido e resgatou o animal para a clínica Cão e Companhia.

A partir deste momento, o comunicador Kadu Ribeiro iniciou uma campanha no programa Rota 97, para que a cadela fosse adotada. Em menos de meia hora, a ouvinte Nicolly Ruszkowski adotou a cadela: “Faz dias já que eu estava procurando, e quando o Kadu falou na rádio eu já mandei Whats, sem nem ver como ela é. Ela está procurando um dono e eu procurando um filhinho”, declarou Nicolly.

Sobre o abandono, a ouvinte confessou que não entende os motivos que levam a essa atitude: “Acho que isso não tem explicação, não consigo me colocar no lugar de uma pessoa assim”, lamentou. Abandono e maus tratos a animais é crime. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 e o Art. 164 do Código Penal prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia. A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 dias a 6 meses, ou multa.

De acordo com a Prefeitura de Camaquã, quatrocentos animais das ruas foram resgatados das ruas durante o ano de 2015. Segundo a assessoria, 217 animais foram levados para o canil durante o primeiro semestre e outros 183 recolhimentos aconteceram na segunda metade do ano. No primeiro semestre, 114 animais foram castrados e receberam microchipagem. No segundo, o número subiu para 254. Infelizmente, 92 animais recolhidos durante o ano acabaram morrendo.

Em 2015, foram realizadas 22 feiras de adoção, que ajudaram a estabelecer o número de 131 animais adotados. Deste número, muitos foram adotados através da grande procura diretamente na Associação de Proteção aos Animais de Camaquã – RS (Apaca). Os animais adultos foram entregues castrados e os filhotes vacinados. A Prefeitura de Camaquã ainda realiza atendimento a animais de pessoas de baixa renda ou comunitários. Ao todo, foram atendidos 262 animais nestas condições.