Search
[adsforwp-group id="156022"]

Moradores querem equiparar salários de vereadores e professores

img_6823_foto_1.jpg

Os moradores de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, querem reduzir o salário dos 21 vereadores do município. Atualmente, cada parlamentar recebe R$ 10.954 por mês. O projeto dos eleitores quer reduzir este valor para R$ 987, remuneração inicial que um professor ganha na cidade.

A coleta das assinaturas é feita no Centro de Passo Fundo. “Entendemos que o vereador tem um trabalho importante, mas não mais importante que um professor que tem o papel de educar as crianças da nossa cidade”, opina o funcionário público Marcelo Zeni.

Passo Fundo é a 12ª maior cidade gaúcha, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, quando o parâmetro é o salário recebido pelos vereadores, o município fica na terceira colocação, atrás apenas de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e da própria capital.

Para ser apreciado em plenário, o projeto precisa de sete mil assinaturas. O número representa 5% do eleitorado de Passo Fundo. Se a mudança for aprovada, entrará em vigor apenas em 2017.

O presidente em exercício da Câmara de Vereadores do município diz que, se o projeto receber o mínimo de assinaturas, ele será acolhido e seguirá os trâmites legais dentro da Casa. No entanto, ele pensa que a proposta pode dificultar as atividades parlamentares.

“Eu acredito, particularmente, que inviabiliza muito o trabalho do legislador, porque eu dedico meu tempo exclusivo para câmara de vereadores não exercendo outra atividade”, justifica Marcos Silva