Política

Moraes determina prisão domiciliar de Bolsonaro por descumprir medidas cautelares

Ex-presidente é acusado de burlar proibição ao usar perfis de aliados para atacar o STF e incentivar intervenção estrangeira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (04) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão se baseia no descumprimento de medidas cautelares impostas anteriormente, como a proibição de uso das redes sociais.

Bolsonaro
Bolsonaro. Foto: Reprodução/Lula Marques/Agência Brasil

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Segundo Moraes, Bolsonaro usou perfis de aliados e de seus filhos – os parlamentares Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro – para divulgar mensagens que incentivam ataques ao STF e defendem intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro. O ministro considerou que houve “claro conteúdo de incentivo e instigação” nas publicações.

“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes. Ele apontou que, mesmo sem utilizar diretamente seus próprios perfis, o ex-presidente atuou de forma deliberada para burlar a restrição.

A decisão impõe a Bolsonaro:

  • prisão domiciliar em sua residência;
  • uso de tornozeleira eletrônica;
  • proibição de visitas, exceto de familiares próximos e advogados;
  • recolhimento de todos os celulares encontrados no local.

O ministro argumenta que as condutas do ex-presidente demonstram a necessidade de medidas mais rigorosas, para impedir novas infrações. Segundo o despacho, mesmo com restrições mais brandas, como a proibição do uso de redes sociais e de contato com outros investigados, Bolsonaro manteve “influência ativa” no debate político digital, por meio da produção de conteúdos veiculados por terceiros.

A ordem foi emitida no âmbito do inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Bolsonaro é réu nesse processo e em outras ações penais no STF.

Tags: Bolsonaro, Política, Prisão, prisão domiciliar, STF, Supremo Tribunal Federal