Search

Mormo leva ao menos 27 municípios a cancelar desfiles de 20 de setembro

img_4575_foto_1.jpg

O risco de epidemia da doença do mormo tem motivado prefeitos a cancelarem os desfiles de 20 de Setembro deste ano. Pelo menos 27 municípios gaúchos não irão realizar eventos para marcar a data farroupilha, segundo levantamento da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) .

As regiões mais afetadas são Fronteira Oeste, Sudoeste, Sul e Centro do Estado. No vale do Taquari e na serra, três municípios não irão realizar desfiles como precaução ao contágio: Imigrante, Gramado e Vacaria. Este último manteve o desfile temático sem a presença de animais. Paraíso do Sul atribui o cancelamento à crise financeira enfrentada pelo município, somada à tensão causada pela doença.

Conforme instrução normativa da secretaria de agricultura e pecuária do Estado, o trânsito de cavalos, asnos e mulas só é permitido com apresentação de exame negativo de mormo. “A nossa orientação não é para cancelar os desfiles, mas que eles sejam realizados sem a presença desses animais”, esclarece o assessor técnico de agricultura da Famurs, Ismael Horbach.

As penalidades para quem descumprir a instrução normativa são multa de R$ 300 mil, interdição de propriedades e apreensão de animais. Segundo Horbach, o custo e a logística para obter o exame que comprova a sanidade dos animais é um entrave para as prefeituras. “Existem 19 laboratórios credenciados no país e nenhum deles é no RS”, afirma.

Confira os municípios que cancelaram os desfiles de 20 de setembro:

Aceguá

Bagé

Caçapava do Sul

Cacequi

Camaquã

Candiota

Capão do Leão

Gramado

Hulha Negra

Imigrante

Jaguarão

Júlio de Castilhos

Lavras do Sul

Montenegro

Nova Santa Rita

Paraíso do Sul

Passo Fundo

Quaraí

Rio Grande

Santa Margarida do Sul

Santa Maria

Santana do Livramento

São José do Norte

São Lourenço do Sul

Tupanciretã

Vacaria

Vila Nova do Sul