Search
[adsforwp-group id="156022"]

Morre Ruth Souza, campeã mundial de basquete

img_40865_foto_1.jpg

A ex-pivô da Seleção Brasileira de basquete da década de 90, Ruth de Souza, a Rutão, morreu nesta terça-feira (13), vítima da Covid-19. Ela tinha 52 anos e estava internada há 15 dias, no Mato Grosso do Sul.

Rutão foi campeã mundial em 1994, ao lado de Hortência e Magic Paula, onde conquistou diversos títulos. Na seleção, venceu o Pan de 1991, em Havana, e disputou a Olimpíada de 1992, em Barcelona. Em 2019 e no ano passado, ela foi técnica de basquete na cidade de Três lagoas.

A campeã, chegou a ter 70% dos pulmões comprometidos em decorrência da doença, mas estava com a diabetes controlada e com bom funcionamento renal, segundo sua família.

As colegas de Ruth, manifestaram-se nas redes sociais.

– Perdi uma amiga, com uma história de vida de muitos desafios, mais jamais perdeu sua doçura e sempre com seu jeito humilde e eficiente na convivência em grupo. Dia muito triste para mim. Ruth fazia parte da minha família e sempre recebida com carinho, como merecia. Que ela faça esta passagem com muita luz – falou Magic Paula.

A lenda do esporte, Hortência, lembrou da preocupação de ficar sem notícias da amiga

– Infelizmente recebemos a notícia que nossa grande amiga e companheira, a Ruth, se foi, e uma atleta que nos ajudou muito a ser campeã do mundo. Acompanhamos por todo esse tempo a angústia, angustiadas mesmo com as notícias dos familiares no nosso grupo das campeãs mundiais no WhatsApp. Acompanhamos passo a passo tudo que aconteceu, torcendo de longe para que ela segurasse essa onda. Mas não foi possível. O que temos a fazer é agradecer o que ela fez pelo basquete feminino. E que Deus a receba de braços abertos. O basquete está triste. E vamos rezar para que ela seja recebida com festa lá no céu – afirmou Hortência.