A morte de um cãozinho neste final de semana, causada por uma picada de aranha, mobilizou o Centro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS) de Camaquã. A bióloga Helena, do CMVS, relatou que a secretaria foi acionada após a repercussão do caso nas redes sociais.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
“Tomamos ciência do caso pelas redes sociais e entramos em contato com a dona do animal, que prontamente nos relatou os fatos e nos passou fotos da aranha e do local do acidente”, explicou Helena. As imagens foram encaminhadas ao Centro de Informações Toxicológicas para identificação da espécie e determinação do grau de periculosidade.
Helena e o veterinário Fabiano estiveram no local do incidente, realizando uma busca por outros exemplares da aranha, mas não encontraram nenhum. A equipe planeja retornar ao local para monitoramento contínuo.
A bióloga ressalta que a presença de aranhas em praças e jardins é possível e que a população pode adotar medidas preventivas para evitar acidentes. O CMVS solicita que moradores que avistarem aranhas em locais públicos entrem em contato para auxiliar no monitoramento. O contato pode ser feito pelo número 51 98046-8727.
Evite acidente com aranhas
Algumas espécies de aranhas causam acidentes graves. Medem de 1 a 3 cm de corpo e podem se abrigar nas roupas e dentro de sapatos. Vivem principalmente dentro das casas, atrás de móveis, sótãos, porões, garagens, etc.
Por isso algumas medidas devem ser providenciadas:
- Usar luvas de raspa de couro e/ou abrigo com mangas longas nas atividades de limpeza, jardinagem e manuseio em parreiras;
- Chacoalhar as roupas antes de vesti-las;
- Verificar as roupas de cama e arredores antes de deitar;
- Usar graveto, enxada ou gancho ao mexer em lenha, buracos, folhas secas e troncos ocos;
- Rebocar paredes para que não apresentem rachaduras ou frestas;
- Bater os sapatos antes de colocá-los;
- Evitar acúmulo de materiais;
- Consertar rodapés soltos;
- Não matar lagartixas e sapos, pois são predadores naturais de aranhas.
- Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;
- Colocar telas nas janelas, nos ralos das pias ou tanques;
Em caso de acidente, ligue: 0800.721.3000