Search
[adsforwp-group id="156022"]

Morte de homem por “fungo preto” no Brasil é investigada e preocupa autoridades sanitárias

img_42210_foto_1.jpg

A morte de um homem infectado por um fungo chamado popularmente de “fungo preto” está sendo investigada por autoridades sanitárias de Manaus. O caso foi informado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, no domingo (30).

A vítima, de 56 anos, com histórico de diabetes tipo 2, foi internado no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, no dia 12 de abril. Ele apresentava sintomas gripais, mas teve resultado negativo para Covid-19 após teste RT-PCR.

Ao apresentar piora em seu quadro clínico, o homem precisou ser transferido para o hospital da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT), onde acabou morrendo no dia 16 de abril.

Após a morte da vítima, um comunicado de risco foi emitido pelas autoridades do Amazonas ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde nacional. O material coletado pelo Laboratório Central de Saúde Pública será analisado e depois enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Após isto, a investigação deve ser concluída.

O “fungo preto” tem uma taxa de letalidade de mais de 50% e já matou quase 9 mil infectados pela covid-19 na Índia. Conforme especialistas, a baixa imunidade causada pelo coronavírus pode desencadear casos do fungo e o agravamento da situação, causando a morte dos pacientes.