Search
[adsforwp-group id="156022"]

Motorista espera 2 horas por socorro e é transportado por bombeiros na Barra do Ribeiro

img_4331_foto_1.jpg

Um motorista ficou duas horas à espera de atendimento médico depois de sofrer um acidente na manhã desta quarta-feira (12) na BR-116 em Barra do Ribeiro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele teve de ser transportado em um caminhão do Corpo de Bombeiros.

Silvestre Ailsson Hartamnan, de 74 anos, foi retirado das ferragens com a ajuda do sargento Ricardo Velasques, dos bombeiros de Guaíba Ele ficou ferido em um acidente, e foi levado ao hospital dentro do caminhão.

“A nossa sorte é que ele estava estável. Agora, se tivesse algum tipo de lesão medular, se tivesse qualquer tipo de hemorragia ou fratura grave, poderia ter sido muito agravado pela demora no socorro”, avalia o sargento.

Os policiais rodoviários pediram socorro para a prefeitura de Barra do Ribeiro, mas a única ambulância da cidade estava levando um paciente para Porto Alegre. Eles recorreram à central do Samu, que até a semana passada ajudava com veículos de Guaíba. Porém, desta vez, nenhuma ambulância foi enviada.

“O Samu de Guaíba informou que não teria convênio com o município e não atenderia a ocorrência. A gente vai fazer ocorrência do acidente como sempre fazemos, e vamos informar para autoridade policial esse fato, de que a ambulância que estava mais próxima não atendeu”, afirma o policial rodoviário Felipe Silveira Barth.

A distância entre o local do acidente e o hospital de Guaíba, onde o motorista foi atendido, é de 37 quilômetros. Como a ambulância não foi até lá, Hartamnan só chegou à instituição para ter atendimento médico duas horas depois do primeiro pedido de socorro.

O genro do motorista diz que ele passa bem, mas reclama da falta de atendimento. “O que se paga de impostos, o que se recolhe. Não tem cabimento uma coisa dessas”, disse.

A Secretaria Estadual da Saúde diz que verificaria os registros de solicitações de atendimento do Samu para saber por que o socorro não foi realizado.