Uma reunião realizada na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, aproximou os movimentos sociais de projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado. Durante a reunião, foi apresentado o projeto de lei que institui a política estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Proaters). O projeto cria, ainda, o Fundo Estadual de ATER e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural.
De acordo com a proposta apresentada pela Assessoria Superior do Governador e pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, a coordenação da política estadual de ATER ficará a cargo da própria SDR. “Esta é uma proposta inovadora para o Estado, pois vai possibilitar que, além da Emater/Ascar, cooperativas, associações e/ou institutos possam fazer a assistência técnica e extensão rural no Rio Grande do Sul”, adiantou o secretário.
Agricultores familiares ou empreendimentos familiares rurais, assentados ou reassentados, quilombolas, indígenas, pescadores profissionais ou artesanais, pecuaristas familiares estão entre os beneficiados com a política apresentada aos movimentos sociais nesta data.
Participaram do encontro, além do secretário da SDR, o adjunto, Ronaldo de Oliveira, o diretor técnico e presidente interino da Emater/RS-Ascar, Gervásio Paulus, diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPPA) e Unicafes/RS e Vicente Marques, da assessoria superior do governador.