MP-RS deve ir à Justiça para garantir verbas das 17 UPAs fechadas

O começo do funcionamento de 17 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Rio Grande do Sul está dependendo de garantias financeiras dos governos Estadual e Federal. Elas estão localizadas em Alvorada, Cachoeira do Sul, Camaquã, Carazinho, Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, Sapiranga, Tramandaí, Três Passos, Uruguaiana e Viamão. Prefeitos reclamam que não há certeza que os recursos chegarão quando iniciar o atendimento.

O Ministério Publico gaúcho se prontificou em auxiliar nesta negociação entre os administradores. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta terça-feira (5), o o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen, informou que cada caso será analisado individualmente.

Publicidade

“Nós vamos, caso a caso, nestes municípios, sentar com os prefeitos, Ministério Público Federal, Estado e União para tentar entabular uma forma de abrir essas UPAs e que a gente compeli também o Estado e a União a fazer esse repasse “, informa o sub-Procurador.

Se não foi possível garantir estes repasses, Dallazen ressalta que o Ministério Público ingressará com ações na Justiça. Os prefeitos propuseram abrir os locais como unidades básicas de saúde. Porém, o Ministério Público informou que essa possibilidade é inviável juridicamente.

O convênio estabelece que o dinheiro usado na construção das unidades é de competência da União. Após entrar em operação, as despesas da UPA serão divididas entre os três governos, cabendo ao município investir a maior parte dos recursos.

As Unidades de Pronto Atendimento 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 15 UPAs em funcionamento, conforme o Secretário-Adjunto da Saúde do RS, Francisco Paz.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Show gratuito da Banda Pandora e mais atrações para curtir a ExpoCamaquã 2025

Evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro. Entrada é gratuita na feira e nos espetáculos

39 minutos ago

Prefeitos da Acostadoce e Centro-Sul discutem fortalecimento da agroindústria e infraestrutura na ExpoCamaquã 2025

Reunião destacou ações de ampliação de mercado e melhorias nas Ecovias para impulsionar o desenvolvimento…

1 hora ago

Como ter roupas com cheirinho de novas: o segredo está dentro do seu guarda-roupas

Não tem nada mais gostoso do que vestir uma peça com aquele cheirinho de nova,…

2 horas ago

Influenza aviária no RS: confirmado primeiro caso em granja no Vale do Caí

Ministério da Agricultura confirmou que foco foi encontrado em Montenegro. Governo Federal decretou estado de…

3 horas ago

Fraude no Seguro: mulher é presa por falso furto de veículo em Porto Alegre

Suspeita registrou falso furto de veículo e confessou o crime após ser confrontada pela polícia

3 horas ago

Pedidos de reembolso ao INSS passam de 1 milhão

Aposentados e pensionistas contestam descontos indevidos

4 horas ago