A expectativa é de chuvas para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (28). Os principais prognósticos apontam para instabilidades em praticamente todas as regiões gaúchas.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Entre a sexta-feira (28) e o sábado (29), a propagação de uma frente fria provocará chuva em todo Estado, com possibilidade de chuva temporais isolados, sobretudo na Metade Norte. No domingo (30) o ingresso de uma massa ar seco e frio provocará o declínio das temperaturas, com valores próximos de 0°C e formação de geadas na maioria das regiões.
O INMET publicou um aviso para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. O instituto também alerta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
> Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Toque aqui e inscreva-se no nosso canal!
Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Foto: Valério Weege/Acústica FM
Em Camaquã, as chuvas devem chegar na parte da tarde. Os volumes de chuva não devem ser de grandes acumulados. Segundo a Somar Meteorologia, a precipitação deve ficar em torno dos 18 mm.
Frio deve chegar ao estado na próxima semana
Na segunda-feira (31), a presença do ar frio manterá as temperaturas baixas e manterá a condição de geada ao amanhecer. Na terça (1º) e quarta-feira (2), o deslocamento de uma nova frente fria no Oceano vai aumentar a nebulosidade e provocar pancadas de chuva em grande parte do Estado.
Camaquã deve ter temperaturas mínimas caindo aos 04º na segunda-feira. As mínimas da semana no município devem ser registradas na terça-feira (01), quando caem aos 03º.