Search
[adsforwp-group id="156022"]

Municípios da Costa Doce buscam alternativas para reabrir comércio

img_33848_foto_1.jpg

O prefeito de Tapes e presidente da Associação de Municípios da Costa Doce, Silvio Rafaeli, concedeu entrevista ao programa Jornal da Acústica, transmitido no início da tarde desta quinta-feira (23). Na oportunidade, o gestor declarou que a região está buscando alternativas para reabrir o comércio, amenizando os prejuízos econômicos causados pela pandemia de coronavírus.

Os municípios devem ter uma maior participação nas decisões do governo do Estado, após uma reunião realizada nesta semana, entre o governador Eduardo Leite, o presidente da Famurs, Maneco Hassen, e os presidentes das associações de prefeitos do Estado. Na oportunidade, os prefeitos rejeitaram assumir a autonomia de adotarem critérios próprios no modelo de bandeiras, mas aceitaram a ideia de aderirem a um sistema de gestão compartilhada.

A partir de então, os prefeitos da região realizam um levantamento, analisando o caso de cada um dos municípios, a fim de apresentar reivindicações em um fórum de discussão com o governador. De acordo com Rafaeli, o objetivo na região é criar um sistema que aponte onde surgiu cada uma das contaminações: “Estamos trabalhando para demonstrar que o posicionamento das bandeiras penaliza quem não tem culpa e deixa as aglomerações livres”, declarou Rafaeli.

O prefeito de Tapes entende que o modelo atual torna muito difícil que os municípios deixem a bandeira vermelha. Para o gestor, uma reabertura do comércio já na próxima semana depende da agilidade do governo do Estado no atendimento aos municípios. No entanto, Rafaeli entende que a partir de então haverá um maior diálogo entre o governo estadual e os municípios.

Confira a entrevista na íntegra: