Search
[adsforwp-group id="156022"]

Municípios da região sul se unem no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

img_25010_foto_1.jpg

Na Semana da Justiça pela Paz em Casa foi realizado, no Sul do Estado, o I Encontro Integrado das Redes de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher dos Municípios Integrantes da Comarca de Pelotas. O objetivo foi qualificar, informar e trocar experiências entre os órgãos integrantes das redes de proteção da mulher de Pelotas, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu e Arroio do Padre, bem como fomentar a integração entre as redes municipais.

O evento, coordenado pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Pelotas e Conselho dos Direitos da Mulher de Capão do Leão, ocorreu no Salão do Júri do Foro e reuniu mais de 50 participantes.

De acordo com a titular do Juizado, Juíza Michele Soares Wouters, o encontro visou a integração e a qualificação dos diversos órgãos que fazem parte da rede, cada órgão apresentando o seu trabalho e/ou tratando questões relativas à violência de gênero, à incidência da Lei Maria da Penha, ciclo da violência, audiência de acolhimento e verificação de medidas, crime de descumprimento de medidas protetivas e justiça restaurativa no âmbito da violência doméstica. ¿Importante essa qualificação conjunta para todos terem conhecimento do trabalho dos demais agentes a fim de melhor informar e encaminhar as vítimas, bem como planejamento de ações conjuntas¿, considerou.

Estiveram presentes o Secretário de Segurança de Pelotas, Bruno Aldo Ferreira, a Vice-Prefeita de Capão do Leão, Gilciane Saes Baldassari, e a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Mariglei Argiles. Além de integrantes das redes de Assistência Social dos Municípios de Pelotas, Capão do Leão e Turuçu, das Comarcas vizinhas de Rio Grande (COMDIM, CRAS e CREAS) e São Lourenço do Sul (SMDSH e CREAS), Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público, OAB Subseção Pelotas, Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Conselho da Mulher, SUSEPE, FASE, Grupo Autônomo das Mulheres de Pelotas (GAMP).