O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), preparou uma programação especial e gratuita para o mês de fevereiro. Com o tema “Post scriptum – Um museu como memória”, o Margs realizará diversas atividades, incluindo oficinas, visitas mediadas e uma intervenção artística na Praça da Alfândega, todas voltadas para atender a diferentes públicos.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Uma das principais atrações será a intervenção artística “Descanso”, que ocorrerá no dia 3 de fevereiro, às 16h, na Praça da Alfândega. Concebida pela artista visual Marcela Futuro, a ação será realizada em frente à escultura “A fuga” (1980), de Miriam Obino, que está instalada no local desde a década de 1980. A intervenção se estenderá por todo o mês e abordará a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024, além de compartilhar a experiência de Marcela como estagiária do Museu, no salvamento e tratamento das obras afetadas.
No dia 8 de fevereiro, às 13h, o Margs dará continuidade à programação com uma oficina de grafite voltada para crianças da Associação Mães Pretas. O artista Allan Vieira conduzirá uma aula sobre técnicas de grafite, seguida de uma visita mediada à exposição “Post scriptum – Um museu como memória”. Após a visita, as crianças terão a oportunidade de criar um grafite em um mural, inspirado nos elementos observados na exposição, como a praça e o rio.
No dia 15 de fevereiro, às 10h30, a restauradora Isis Fófano, coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauro do Margs, realizará uma visita mediada à exposição. A atividade terá foco na seção “Obras recuperadas”, que apresenta objetos restaurados após a cheia de 2024, além de discutir os procedimentos de restauração em andamento na seção “Laboratório de restauro”. Os interessados devem se inscrever previamente para participar.
Ainda no dia 15, às 16h, o Núcleo Educativo do Margs conduzirá outra visita mediada à exposição “Post scriptum – Um museu como memória”. Assim como na atividade anterior, o ponto de encontro será no 1º andar do Museu, e as inscrições podem ser feitas online.
Para encerrar a programação, no dia 22 de fevereiro, às 10h30, a artista e professora Lilian Maus ministrará uma oficina de pintura e desenho em aquarela, intitulada “Praça-Rio: oficina de aquarela”. Os participantes farão uma visita à exposição e, em seguida, serão introduzidos à técnica de aquarela, com um exercício de visualização da praça e do rio no terraço do Margs. Essa atividade integra o programa público de longa duração “Oficinas de criação”, promovendo a interação entre arte e natureza.