Search
[adsforwp-group id="156022"]

Museu de Camaquã conta com centenas de peças raras

img_5016_foto_1.jpg

O Museu Municipal Divino Alziro Beckel, localizado no Forte Zeca Netto, junto à Secretaria da Cultura e Turismo, é um espaço com centenas de peças raras que contam a história do município, especialmente dos períodos de revolução.

Criado no dia 3 de abril de 1979, o acervo municipal ganhou a denominação de Museu Municipal Divino Alziro Beckel, em 18 de maio de 1987, em homenagem ao jornalista, pesquisador e historiador Divino Alziro Beckel. Divino foi criador, diretor do museu e membro fundador da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Camaquã.

Entre os objetos mais antigos deste grande acervo, que vai desde moedas, armas e aparelhos antigos até livros e documentos de época, está um violino Stradivarius, de 1719, e uma espada da primeira metade do século XIX, usada por Bento Gonçalves Filho. No espaço, funciona também o Memorial Zeca Netto, que reúne objetos pessoais do General Zeca Netto, como lenço, relhos, móveis e até uma urna eleitoral em que o mesmo votou.

 

9ª Primavera dos Museus 

O museu participa da programação da 9ª Primavera dos Museus, desenvolvida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, a partir desta quarta-feira (23), início da estação. O tema deste ano é “Museus e Memórias Indígenas”, com uma exposição que segue até o dia 30 e reúne fotos, vídeos, artesanato e muito mais sobre a cultura indígena.

O Museu Municipal Divino Alziro Beckel, encontra-se na Rua Zeca Netto, nº 20 – bairro Jardim do Forte. O local está aberto para visitação que é totalmente gratuita, no horário das 8h às 14h. Fora deste horário deve ser feito o agendamento. Mais informações pelo telefone 3671-5288.