Em dezembro de 2021 o governo do Estado sancionou o reajuste salarial para professores. A reposição que varia entre 5,53% e 32%.
Na manhã desta quinta-feira (10), as professoras Milene Danelon e Casina Brum conversaram com a Rádio Acústica FM sobre os reajustes e as dificuldades enfrentadas pela categoria.
Na entrevista as professoras detalharam que possuíam, antes do reajuste, os seguintesbenefícios: Triênio (um incentivo ganho a cada três anos) e classe (uma vantagem que visava os cursos de aperfeiçoamento dos docentes).
Conforme Milene, no “reajuste” atual estes benefícios anteriores foram somados e apresentados como aumento na folha de pagamento. A docente destaca que quanto maior o tempo de serviços prestados ao Estado, menores foram os reajustes.
“No meu caso, que já era para estar aposentada e não estou por causa da idade, não tive aumento nenhum. Eu não sei que manobra é esta. Tu pegar as vantagens do professor, os meus triênios e unidocência, e colocar como aumento. Então não tive aumento”, afirma a professora.
Ao final da conversa, as docentes abordaram que além de enfrentar as dificuldades financeiras, tiveram que se reinventar devido a pandemia de Covid-19, o que resultou em gastos com internet e tecnologias para oferecer aulas de qualidade no formato EAD para os alunos.
Confira a entrevista: