Search
[adsforwp-group id="156022"]
inovação

New Holland apresenta na Expointer o primeiro trator agrícola acessível do mundo

O trator modelo TL5 Acessível está disponível comercialmente no Brasil
Foto: Valerio Weege / Acústica FM
Foto: Valerio Weege / Acústica FM

A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, vai apresentar na 46ª edição da Expointer, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), o primeiro trator agrícola acessível do mundo produzido por uma montadora. O trator modelo TL5 Acessível, que está disponível comercialmente no Brasil, é uma máquina destinada a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores, possibilitando que elas exerçam de maneira independente suas atividades no campo.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui! 

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada pelo Ministério da Saúde em conjunto com o IBGE, o Brasil possui 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade com algum tipo de deficiência (8,4% dessa população), sendo que 7,8 milhões possuem deficiência física nos membros inferiores. Do total de pessoas com alguma deficiência no Brasil, 2,9 milhões residem em domicílios rurais.

“As pessoas com deficiência, inclusive as que vivem e trabalham no campo, querem ter autonomia para poder realizar suas atividades por conta própria. Essa, aliás, é a principal premissa da inclusão, já que essas pessoas possuem inúmeras habilidades e capacidades. Como uma marca full-liner, ou seja, cujo portifólio atende às necessidades do pequeno, médio e grande produtor, a New Holland amplia ainda mais a sua gama de produtos com o lançamento do trator acessível. Ele permitirá eliminar barreiras que hoje impossibilitam muitos agricultores de acessarem o posto de operação de uma máquina”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

Apresentado pela primeira vez como um trator conceito no Show Rural Coopavel e na Expodireto Cotrijal, em 2020, onde fez bastante sucesso junto ao público e à imprensa, o projeto começou a ser desenvolvido a partir de 2019 pela New Holland, que chegou ao produto final em parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá e o Senai – Rio Grande do Sul.


Confira entrevista realizada com Clegio Vencato Baier, representante da Fortral e do cadeirante Luiz Augusto Silveira: 

Fonte: New Holland

 

Tags: Fortral, New holland