Search
[adsforwp-group id="156022"]
Chuvas no RS

Níveis do Guaíba estão em declínio e permanecem abaixo da cota de alerta

Previsão indicam recessão da cheia e níveis estáveis nos próximos dias
Níveis do Guaíba estão em declínio e permanecem abaixo da cota de alerta
Foto: Reprodução/Mauricio Tonetto / Secom

Em boletim de atualização sobre os níveis d’água no Lago Guaíba, realizado às 12h desta quinta-feira (06), os dados apontam para uma tendência de declínio dos níveis, mantendo-se abaixo da cota de inundação nos próximos dias. Apesar de possíveis pequenas oscilações devido à ação dos ventos, como previsto para a próxima segunda-feira (10), a expectativa é que o nível do Guaíba retorne e se mantenha abaixo da cota de alerta definida para a estação de medição Usina do Gasômetro entre hoje e amanhã, e continue assim pelos próximos dez dias.

Níveis Recentes

Atualmente, o Guaíba apresenta um nível de 3,21 metros (às 11h15) na régua Usina do Gasômetro (87444000), situando-se abaixo da cota de inundação e apenas 6 cm acima da cota de alerta. O pico mais alto registrado recentemente foi de 5,35 metros no último dia 05 de maio, seguido por um segundo pico de 5,20 metros no último dia 14.

Desde então, os níveis têm diminuído lentamente devido ao escoamento dos volumes pelos rios afluentes e episódios de represamento pelo vento sul. Uma redução significativa foi observada na última sexta-feira (31/05), quando o nível caiu para 3,43 metros, impulsionado pelo vento norte. Na segunda-feira (03), uma elevação de 40 cm ocorreu durante a madrugada devido ao retorno do vento sul forte, atingindo 3,86 metros. Nas últimas 24 horas, houve uma redução de 10 cm, resultando nos atuais 3,21 metros.

Observações Hidrológicas e Previsão Meteorológica

Os rios afluentes ao Guaíba, como o Jacuí e o Sinos, ainda apresentam níveis elevados, enquanto os rios Taquari e Caí mostram níveis moderados. Nas últimas 24 horas, não houve precipitação significativa, e as previsões meteorológicas indicam ausência de chuva volumosa nos próximos cinco dias.

No entanto, um evento de chuva está previsto para meados de junho. Os ventos predominantes sobre o Guaíba e a Laguna dos Patos serão do norte hoje e no domingo, mudando para o sul na segunda-feira.

Previsão de Níveis

Os cenários de previsão, desenvolvidos a partir da análise das observações e modelos hidrológicos, indicam que a cheia está em recessão, com os níveis d’água permanecendo abaixo da cota de inundação e em declínio nos próximos dias. Embora o volume afluente dos rios possa retardar a descida, o nível do Guaíba deverá ficar abaixo da cota de alerta definida para a Usina do Gasômetro entre hoje e amanhã e manter-se assim pelos próximos dez dias.

É recomendada atenção especial às populações afetadas, ações de limpeza nas áreas impactadas, drenagem das regiões baixas e restabelecimento das estruturas de proteção como precaução para futuras cheias.

Imagem: Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da UFRGS

Fonte: Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da UFRGS. A análise foi liderada pelos Professores Fernando Fan e Rodrigo Paiva, juntamente com o Eng. Matheus Sampaio (mestrando no IPH/UFRGS).

Tags: Guaíba, níveis, Nível do Guaíba