Nível do Guaíba sobe e alerta para risco de inundações em Porto Alegre

Com a chuva constante dos últimos dias, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, subiu e autoridades reforçam o alerta para riscos de inundações nas ilhas da capital, como já previsto na sexta-feira (10). Na manhã deste sábado (10), há registro de alguns alagamentos, mas ainda não há desabrigados ou desalojados.

O nível do Guaíba alcançou 2,43 metros, com tendência de elevação nas próximas horas. Durante a madrugada, as águas subiram sem parar. A situação estabilizou perto das 4h, no entanto, rios do interior do estado, como Jacuí e Taquari, que desembocam no Guaíba, apresentam cheia. A maior vazão deve ocorrer nas próximas horas.

Publicidade

O volume de precipitação na capital está mais fraco neste sábado (10), mas permanente. Além disso, o vento se intensificou, com rajadas que podem atingir de 50 a 70 km/h. Segundo o Sistema Metroclima, da Prefeitura de Porto Alegre, o vento será agravante para a elevação do nível do Guaíba ,devido ao efeito de represamento das águas na parte Norte da Lagoa dos Patos.

Para o interior do estado, a Defesa Civil mantém o alerta de chuvas intensas para os próximos dias para todo o Estado. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de galhos de árvores, incidência de descargas elétricas e queda granizo para os próximos dias.

Previsão do tempo

A chuva que deixa centenas de desabrigados e desalojados permanece neste fim de semana em todo o estado. No feriado, na segunda-feira (12), a trégua é pequena.

Neste sábado (10), ventos úmidos que sopram com força e mantém o predomínio de nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul. No Litoral Norte, capital e Norte, chove a qualquer hora, com fraca a moderada intensidade. Missões, Norte e Região Central tem tempo nublado, com chuva pela manhã e possibilidade de garoa a partir da tarde.

Já na Fronteira Oeste e na Campanha, o tempo é nublado com possibilidade de chuviscos. A temperatura sobe um pouco em relação ao dia anterior no sul do estado, mas ainda fica amena.

No domingo (11), o tempo segue instável. Ainda haverá muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia no Centro-Norte gaúcho, com fraca a moderada intensidade. Os ventos sopram com força do mar em direção ao Leste.

No Sul, Campanha Gaúcha e Fronteira Oeste, o tempo fica nublado e chove com fraca a moderada intensidade. A temperatura segue amena.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

1 minuto ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

25 minutos ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

35 minutos ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

1 hora ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

1 hora ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

1 hora ago

This website uses cookies.