Search
[adsforwp-group id="156022"]

No outubro rosa, “Papo com Batom” recebe Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã

img_25859_foto_1.jpg

O programa Papo com Batom recebeu na noite desta sexta-feira (05) componentes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã. O primeiro programa do mês de outubro tratou sobre a campanha “Outubro rosa”.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

A Liga de Camaquã conta atualmente com diversos departamentos de assistência para 114 assistidos, são realizados trabalhos psicológicos tanto para o paciente quanto para a família, encaminhamentos para consultas, distribuição de medicamentos, acolhimento, cestas básicas e atendimentos de outras necessidades conforme as demandas de cada assistido.

O Instituto Nacional de Câncer em 2019 tem como como focos principais a prevenção primária (ações para reduzir os riscos) e a detecção precoce. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.

Confira como foi o programa Papo com Batom na íntegra: